5 dicas de refrigeração para CPD
By 0Evitar o superaquecimento é um dos principais desafios em Centros de Processamentos de Dados (CPDs). Quando a climatização não é adequada, a disponibilidade de todo os sistema pode ser comprometida. Além disso, o consumo de energia também será mais elevado caso o sistema de climatização não esteja otimizado.
Manter a temperatura adequada e estável do CPD impede problemas como perda de dados, lentidão de sistemas e consumo excessivo de energia.
Por isso, listamos 5 dicas rápidas de refrigeração para CPD. Confira:
1- Temperatura ideal
Para um CPD, a temperatura mais adequada é entre 21 e 22 graus. O grande desafio é manter esses valores estáveis, já que o sistema funciona ininterruptamente.
Um sistema de refrigeração eficiente dependerá de um bom projeto aliado a boas soluções de climatização.
2- Umidade ideal
Assim como a temperatura, a umidade ideal em um CPD também merece atenção. Um ambiente úmido demais pode danificar os equipamentos, causando oxidação. Já um ambiente muito seco também não é indicado. Para a umidade, o ideal é algo entre 45 e 55 por cento.
3 – Posicionamento do sistema de refrigeração
Existem diversas possibilidades de disposição dos equipamentos de refrigeração no ambiente, como a Climatização in Row (equipamentos de refrigeração com formatos semelhantes aos servidores, instalados nas fileiras de racks), Climatização in Rack ( em que o rack de servidores já tem um ar-condicionado em seu próprio espaço interno) e Climatização In Room (os equipamentos de ar-condicionados são colocados dentro da sala de computadores ou em corredores técnicos, ficando responsáveis pela climatização de todo o ambiente).
4 – Tipos de Climatização
Além de formas diferentes de posicionamento, há formas diferentes de climatização, que variam de acordo com o tipo de expansão e forma de condensação dos equipamentos. Alguns dos tipos de climatização são: expansão direta, expansão indireta, condensação a ar e condensação a água.
5 – Não existe uma solução ideal para qualquer CPD
Diversas variáveis, como localização do Data Center, layout do ambiente, custos de energia e água e custos de operação afetam a escolha da melhor solução. Por isso, não há um padrão único para todo CPD.
Devido a todos os fatos citados acima, o importante é contar com uma empresa com experiência em climatização em CPD que conheça e ofereça os diversos tipos de equipamentos disponÃveis no mercado.
A Setfrio Engenharia de Ar-Condicionado é uma empresa com mais de 10 anos e atuação. Para conhecer melhor as soluções para seu CPD, entre em contato conosco!