Qual tipo de ar condicionado e climatização usar no CPD?

By 0
10317
Qual tipo de ar condicionado e climatização usar no CPD?

Um Centro de Processamento de Dados (CPD), por ser composto por racks metálicos e cabos elétricos de dados, libera muito calor. Por causa dessa alta temperatura, os CPDs precisam contar com um bom sistema de climatização para funcionar corretamente. Caso não haja refrigeração adequada, o calor pode comprometer a eficiência e inclusive inviabilizar o funcionamento dos equipamentos.

O tipo de equipamento ideal para esses ambientes vai depender das características de cada CPD. Em um CPD pequeno, um ar-condicionado split convencional, por exemplo, pode ser suficiente. Nesse caso, é preciso atenção para que o equipamento não seja instalado acima de um rack, pois um possível vazamento na evaporadora poderia danificar os computadores.

Já em CPDS de maior dimensão, é utilizada a chamada climatização de precisão. Essa modalidade varia conforme o tipo de equipamento utilizado:

  • Equipamentos de expansão direta:  também chamados de equipamentos autônomos, possuem o ciclo de refrigeração (compressores, evaporadores, condensadores e dispositivos de expansão) incorporados à sua estrutura. Dependem de somente um ponto de força para seu funcionamento.
  • Equipamentos de expansão indireta: possuem apenas ventiladores e serpentina.  Portanto, além de um ponto de força, também precisam receber água gelada de um sistema central para funcionar.
  • Equipamentos de condensação a ar: também podem ser de expansão direta ou indireta.  Neles, o calor é dissipado por meio de uma unidade condensadora instalada fora do CPD.  
  • Equipamentos de condensação a água: o calor é dispersado para um fluido intermediário, bombeado até a unidade externa.

Além dos diversos tipo de equipamentos, há também várias formas de posicioná-los no CPD:

  • Climatização In Row (nas fileiras): equipamentos de refrigeração com formato semelhantes aos servidores são instalados nas fileiras de racks. Captam o ar quente dos servidores na parte de trás dos racks, condicionam-no e devolvem o ar já refrigerado na parte da frente dos racks, onde será mais uma vez captado para a refrigeração do sistema.
  • Climatização In Rack (nos racks): nesse tipo, o rack de servidores possui um ar-condicionado em seu próprio espaço interno. Aqui, cada rack tem seu equipamento de refrigeração, em vez de existir apenas um equipamento em cada fileira.
  • Climatização In Room (na sala):  é chamada também de climatização periférica, pois os equipamentos de ar-condicionados são dispostos na própria sala de computadores ou em corredores técnicos, sendo responsáveis pela climatização de todo o ambiente.

 

É necessário ressaltar, ainda, que não há uma configuração padrão para todos os CPDS, pois fatores como o ambiente, layout, tamanho das instalações e quantidade de máquinas influenciam no projeto de climatização.

O importante é contar sempre com fornecedores de confiança, com muitos anos de mercado, como a SetFrio, na hora de executar o projeto de refrigeração do seu CPD. Caso tenha dúvidas sobre o equipamento ideal para você ou queira saber mais sobre o assunto e nossos serviços, entre em contato conosco!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Your Name:*

Your Website

Your Comment